quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Seguir e O Caminhar



Ao passo em que a humanidade caminha a forma de ver e sentir o seus Deuses também caminha, ou se segue. 
Mas sim, isso é um fato. Os Deuses evoluem junto com os homens ou será que a maneira de ver os Deuses é que evoluem de fato?
Faço essa breve explanação para dar início a um assunto que pode deixar alguns desconfortaveis e outros, nem tanto. 
Falo isso pelo fato de ter vislumbrado em minhas andanças sociais pelo mundo Neo Pagão atual e vendo e revendo um amontoado de informações extremamente moralistas e ortodoxas, principalmente daqueles que se julgam Wiccans de Coven e linhagem Tradicional, podendo contar a sua iniciação a partir do fundador da tradição que decidiu abraçar. Sim, toda essa saga épica é de fato romântica e muito bela quando seguida com a humildade no coração do buscador, pois de fato quem engreça em tais tradições realmente estão atrás disso, A Busca!
Mas e aqueles que Seguem? 
Como vêmos, não só em nosso meio, como em todas as áreas do mundo religioso atual, as pessoas inflando o peito ao dizer: Eu Sigo essa Religião... Eu Sigo a Wicca...Eu Sigo a Cristo... e um monte de seguir formando uma fila de fiéis seguidores.
A Arte como Religião da Deusa ou dos Deuses Antigos com sua filosofia Mistérica é de fato e de direito uma religião ou melhor, um reli gare que se Caminha e não que se Segue.
Sim, e isso justifica o próprio mérito de Caminhantes Solitários da Arte que de fato buscam, assim como há Caminhantes de Covens, como também há Seguidores Solitários e Seguidores de Coven.
Estranhamente os Seguidores parecem traçar sempre um mesmo perfíl Gardneriano de purezas de linhagens iniciáticas e inflam a todo peito soltando aos quatro quadrantes que a Wicca, ou a Arte, não se faz pela auto iniciação ou pelo caminhar solitário. Que essa não é a realidade e nem a existência da Wicca.
Sim! De fato concordo, a Wicca como foi CRIADA por Gerald B. Gardner de fato é um caminho mistérico iniciático, com tradições rígidas e sólidas de uma pequena sociedade que alimenta o seu próprio alicerce de filosofias nessa idéia do grupo com hierarquias que determinam que tais buscadores estão nesse ou naquele grau, tudo por que de fato isso é uma maneira para se medir a quem e como deve reconhecer cada um. Mas como disse acima, muitos seguem isso e jamais caminham para isso.
Caminhar e Seguir são diferentes, seguir implica em apenas traçar e imitar os mesmos passos de outro que caminhou antes de você tentando se igualar ou igualar para se sentir parte daquilo. Agora o Caminhar não, o caminhar é a brisa solta em nossos cabelos é a busca do grau iniciático como uma marca de sua própria evolução interna e quando se há hierarquia é pelo respeito que o outro que está caminhando tem por saber que o mesmo já conseguiu alcançar da sua maneira tal transformação e iniciação. Mas o Caminhar jamais implica na questão de abaixar-se e submeter a ordem de um Alto Sacerdote ou Alta Sacerdotisa por que simplesmente esses chamam-se a si mesmo com títulos altos, pelo contrário ele se curvará diante da Alta Sacerdotisa que carrega em si a humildade de reconhecer nele que ele é buscador e caminhante desses mistérios e por isso ambos merecem respeito, um merece respeito por buscar e caminhar, e o outro por reconhecer na caminhada do anterior uma marca na qual ele ou ela já é possuidora.
Por isso jamais me considerarei de fato um Wiccano embora eu seja em prática mas em idéia jamais, pelo menos não na idéia do que os "próprios" bruxos fazem da Wicca.
Gostaria sinceramente que cada pessoa que ler esse post até o final refletisse sobre isso, sou de fato preocupado com o futuro de nossa religião, nosso culto ancestral da Bruxaria. Me preocupo com a maneira que cada um trabalha a Arte pois isso é como ver algo que é do meu ser sendo usado e falado como se fosse a maior vantagem do mundo. Me preocupo todas as vezes que vejo pessoas novas buscando a Arte como meio de Reli Gare e fico pensando: Será que essas pessoas entenderam a profundidade que ela proporciona neles mesmos?
Sinto que um determinado momento, por ninguém respeitar a forma que o outro busca a Arte seja necessário formar um Conselho da Arte para definir o que ela é e como deve ser...engraçado os que mais bravejam isso são os homens, seres fálicos descendentes de um Gerald Gardner mal resolvido, longe da idéia central que demonstra uma Face Feminina, descidindo dessa forma como será a Igreja Wicca, será que ela vai chamar Nossa Senhora do Encantamento e receberemos uma carta de aprovação dizendo, sim você é bruxo não você não é bruxo! Creio que a Arte não deva ser desse jeito ou daquele jeito, creio que de fato a Arte para quem a busca com o coração sincero e entregue seja uma forma SUA de Reli Gare de Caminhar, caminhar esse sim que possuí tradições para designar o que eu caminho mas isso nunca deve definir-se como uma servidão de seguir.
Pois lembre-se, toda vez que seguimos algo e não caminhos por esse algo corremos o risco de jamais evoluir pois a única coisa que fazemos é simplesmente seguir...

Dyonisio Bacante

Nenhum comentário:

Postar um comentário