O QUE É WICCA




Associar o nome Wicca com o nome Bruxaria parece estranho e ambas palavras parecem completamente distintas, no entanto ambas possuem o mesmo significado e expressão em verdade as duas coisas. A palavra Wicca vem do inglês arcaico Wicce que significa girar, dobrar e moldar. Alguns pesquisadores dizem que o termo Wicca se origina do indo-europeu “Weik”, significando algo como magia e outros dizem que origina-se do anglo saxão “Wic”, significando sábio. Então podemos compreender que o sentido da palavra Wicca ao sua etimologia literal significa “ a sabedoria de girar, dobrar e moldar as forças da natureza ao nosso favor” ou seja magia, bruxaria, feitiçaria e encantamento. Por tanto podemos classificar ambas as palavras bruxaria e Wicca como palavras análogas entre si. No entanto ambas possuem uma significância maior que isso.
Para se compreender a origem de tudo isso precisamos voltar a outras raízes de onde tudo isso advêm e essas raízes se encontram na pré história da humanidade, onde os primeiros homens vislumbrados pelas forças naturais tentavam e divinizavam tudo o que via e assim nascia as primeiras religiões e espiritualidades. Que seguramente não era a religião Wicca ou a Bruxaria como a conhecemos hoje mas os primeiros princípios que há levariam a ser reconhecidas como a vemos na atualidade e de onde se tirou e tira todas as inspirações para esse movimento de reconstrução moderna.
Tais espiritualidades eram centradas na Terra e tudo era sagrado para elas. As primeiras divindades existentes foi as Deusas. Tanto que as primeiras imagens devocionais feitas pelos antigos eram de pequenas “Vênus” com seios e nádegas farta representando o sentido da nutrição, fertilidade e maternidade. Pois até então a única fonte de vida e geração da mesma era por meio da mulher e ela era tida como sagrada por isso tudo.
Essa associação então foi feita com toda a natureza e toda a natureza passou a ser uma extensão da Grande Deusa Mãe.

Essencialmente a Wicca é uma religião de Mistérios e veneração as forças da Natureza assim como sua integração com a mesma. Suas práticas e filosofia profundas e simples, ao mesmo tempo, estão centradas no Paganismo. E assim como a palavra bruxo, bruxaria o Paganismo também sofreu preconceitos e estigmas negativos que infelizmente ainda permanecem existentes mas que lentamente são derrubados. Paganismo por si não se pode classificar como uma religião, no entanto é uma característica filosófica de estilo de vida que abrangem conceitos de diversas religiões que são tidas como pagãs.
A Palavra paganismo na Europa, assim como todo o globo terrestre não era utilizada para classificar a religião de tais povos por que até então todos eram pagãos sem saber que assim o eram. Com o advento tardio de religiões monoteístas como o Judaísmo, Islamismo e Cristianismo que são de origem Abraamicas tornou-se então a necessidade de classificações, que seguramente eram mais políticas do que filosóficas. Mas a origem latina da palavra Pagão vem do grego Paganus ou Pagus que quer dizer; aquele que vive no campo ou dos campos. Ou seja, homens e mulheres que vivem afastados dos meios urbanos ou não, que sustentam sua vida mundana e espiritual através da natureza.
 O paganismo como caminho espiritual, assim tratado em sentido geral, é um caminho de várias abrangências que o tornam como tal. Suas bases são xamanísticas, panteístas, animistas, totêmicas e na maioria das vezes politeístas que são centradas nas forças da natureza.
Assim sendo podemos considerar qualquer religião que seja centrada na Terra e que não encare o Sagrado de forma transcendente, ou sej afastada e distinta do que é mundano ou humano por assim dizer e que não seja monoteísta ( que crê em uma única divindade) é Pagã e a Wicca possuí todas essas características assim como a Bruxaria em geral. Os novos pagãos são chamados de Neo Pagãos e assim a espiritualidade que trabalhamos hoje é Neo Pagã que nada mais quer dizer Novos Pagãos. O neo paganismo é uma terminologia moderna corrente usada para uma variedade de movimentos, geralmente não organizados, iniciados desde a década de 60, com raízes antigas ou não. Nessa classificação de paganismo estão inclusos todos os que tentaram criar, recriar, reviver ou continuar as práticas do paganismo de diferentes culturas. Esta categoria de paganismo incluí idéias e tentativas de eliminar os conceitos inapropriados , assim como as atitudes e práticas, das religiões e visões de mundo monoteístas, dualistas e ateístas. Pode ser considerado um movimento iniciado pela sociedade contemporânea para estabelecer adoração à natureza. Esta definição pode incluir qualquer tentativa. Indo desde os movimentos reconstrucionistas até os grupos não reconstrucionistas como o Neodruidismo e a própria Wicca.
Compreendendo tudo isso dizemos então que, a Wicca é uma religião Neopagã, um nome alternativo dado à Bruxaria Moderna, que se inspira no Paganismo de Antigos Povos da Europa e que se propõe a celebrar novamente a Deusa Mãe e/ou os antigos Deuses da Natureza. Desta forma criando e recriando rituais das antigas culturas onde as deidades foram um dia celebradas.

Dyonisio Bacante.

Bibliografia consultada:

Wicca para todos, Claudiney Prieto.

Coven, Criando e Organizando o seu Próprio Grupo/ Claudiney Prieto/  Ed. Gaia.

Wicca, Crenças e Práticas/ Gary Cantrell/ Ed. Madras