sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Litha? Natal? Ou Yule??




Dezembro é um mês repleto de comemorações, tanto para cristãos quanto para nós, pagãos.
Dezembro antes de mais nada é para nós o mês das Mães Terras, desses arquétipos de Deusas férteis que doam a vida. Isso é, em seu contexto clássio e norte-europeu.
No dia 20 e 21/12 comemoramos aqui no hemisfério sul o nosso Sabbath de Litha, que é para nós pagãos que seguimos a roda do ano de acordo com a estação local o meio do nosso ano. É a data da luz que chegou ao seu ápice, onde seu declínio certo virá. Nossos amigos do hemisfério norte, que como nós seguem a roda de acordo com a estação do ano comemoraram lá o Yule, que é o renascimento da Luz no tempo do Inverno, quando a Grande Mãe dá a luz ao Deus Gamo, dentro do contexto mitológico clássico da maioria das tradições pagãs. É claro que as vezes tradições, como vemos aqui no Brasil, sobrevivem mais do que datas hemisféricas e sazonais. Formando dessa forma uma comemoração simbólica e não energética do dia. Para nós bruxos ambas as coisas são importantes, energia e símbolo um alimenta o outro.
Não estou criticando e não fundamentando através disso críticas contra aqueles que comemoram a Roda do Ano de acordo com a Egrégora, o Símbolo. Ambos podem ser válidos para seus seguidores.Por que dizem ao seu coração que aquilo é verdade.
O simbolismo do Natal esta muito mais relacionado ao simbolismo pagão do que cristão, isso esta claro. No entanto o símbolo do Natal como vêmos hoje é encarado em um contexto cristão.
Muitos de nós, principalmente os novos ficam confusos nesta data, devo ou não comemorar o Natal?
Eu não comemoro, por que para mim o ano não terminou, sinto a Roda Girar mesmo dentro do contexto sazonal de onde eu vivo. Isso me liga e sustenta naquilo que vivo como reli gare. Obviamente que muitos me convidaram a Ceias belíssimas com comidas invernais deliciosas. Eu vou? Sim, por que isso é importante para eles. Assim como é importante quando digo a eles Feliz Litha que a Deusa te abençoe nesta data de abundância.
Creio que nos falta respeito e beleza em olhar no que há de bom no outro, as diferenças existem para que possamos celebra-las e troca-las entre nós. Claro que também é muito mais de nossa natureza perceber isso do que há de um cristão tentar ver a beleza de uma comemoração de Litha! Mas no entanto alguém tem que começar, não é mesmo??
Uma coisa que me deixa triste na cultura natalina é a questão de generalização de cultura. A fé popular que existe nas grandes massas é importante, é uma fé oriental. Não é européia, pode ter aspectos europeu mas devido ao seu tempo de firmamento naquele continente. Mas até onde eu sei, o chamado Jesus nasceu em Belém esta no oriente.
Mas devido ao tempo na Europa o Natal Cristão ganhou presentinhos de nós pagãos, o ato de presentear é um deles, árvores iluminadas também, assim como um banquete com todas as suas cores e sabores de inverno. E generalizaram de uma maneira que todos devem comemora-lo assim, com luzinhas, papai noel, árvores...
Por que não se pode ter um natal com emblemas africanos? Ele deixaria de ser natal por isso? Por que um natal não pode ter emblemas e comidas típicas do verão, aliás vejo muitos tendo uma diarréia no dia seguinte pelo tamanho do peso que é a comida.
Compreende? Não, simples. O que quero dizer é que a nossa cultura é muito castradora e limitadora. Por que devemos celebrar somente o Natal? Por que não podemos aceitar que o outro celebre Litha o outro Yule, e o outro comemore algo Zen Budista.
A pluralidade cultural é bela e nos enche de amor e verdade.
A verdade não é direcionada, um faixo de luz fixa saindo de uma direção e indo pela mesma. Ela é abragente e abarca todos.
Por tanto fica aqui uma reflexão.
Feliz Litha para nós que estamos nessa etapa.
Feliz Yule para aqueles de nós que comemoram a Roda de Lá!
E feliz Natal, para aqueles que comemoram o Natal, hehehehe.

Bençãos da Deusa Mãe.

Dyonisio Bacante.

2 comentários:

  1. Olha só...estou tendo muitas surpresas. Depois de um belíssimo livro, vc tbm me surpreende com essa delícia de blog.
    Adorei, e sempre estarei aqui para "pitacar" (dar pitacos) heheheh
    Bem, o que os cristão não fazem?
    Como vc belamente descreve, o Natal não é necessariamente uma festa cristã, e a sua origem está ligada ao paganismo.
    Conversei a um tempo com um colega expert em simbologia, e católico fervoroso. Ele disse-me que quando o cristianismo começou a se tornar forte na Europa, passou a enfrentar um problema: os costumes festivos do povo, que sempre festejava a fartura da colheita, a entrada da primavera, do verão, do inverno, que seja.
    A igreja, não via isso com bons olhos, então, decidiu adotar as festividades pagãs, só que dando recheio a data, aí incrementaram as ideias religiosas....
    Bem Serginho, vc deve tá cansado de ouvir e saber disso....hahaha. Mas o meu amigo disse que dessa forma a Igreja conseguiu angariar e agregar mais pessoas ao seu domínio.
    Hj em dia, o natal pra mim não simboliza nada....a não ser uma data de promiscuidade capitalista....fazer o que? Eu tbm sou gente, e confesso, gastei horrores neste natal, mas hj em dia, será que comemoramos a real ideia do natal, ou somente ansiamos por uma mesa farta e os tão esperados presentes?
    Não seria correto a família estar unida o ano inteiro? E por que somente no natal ocorrem as aproximações e momentos de paz?
    Sabe, espero q vc nao me interprete como o pessimista do natal, ou como a pessoa que deseja exterminar o natal, pelo contrário, eu adoro assistir os especiais natalinos na tv....sempre tem algo que valha a pena nessa época...heheheh
    Serginho, adorei seu blog. Parabéns!
    Bjs
    Deni

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que vc entrou em meu blog, nossa que surpresa gostosa. Vc atendeu ao meu intuíto usar a caixa de comentário mesmo para ampliar a discussão já exposta fico feliz.
    Bençãos, fique com a Deusa!

    ResponderExcluir