domingo, 6 de fevereiro de 2011

Conhecimento e Sabedoria.

A vida de um bruxo é cercada de livros, estantes abarrotadas de informações de todos os tipos abundam entre papéis e rascunhos de novas conclusões. Assim é a vida literária de um pagão, pelo menos deveria ser...
No entanto vejo as vezes linhas inversas cruzando-se e confundindo-se entre si. Linhas entre o extremo do conhecer o extremo do saber. Não estou falando daqueles axiomas fundamentais da Magia Cerimonial, Saber, Querer, Ousar e Calar. Mas estou falando do Saber mesmo e não do Conhecer.
Existem muitos por ai que julgam-se excelentes bruxos por conhecere a Arte, mas os mais "velhos" no caminho compreendem que as coisas não são sempre por ai! Não basta conhecer determinado assunto mas é preciso compreender, saborea-lo e vivencia-lo.
Existem muitos bruxos que quando tirados de seus livros mais caros na estante querida sentem-se como se o conhecimento estivesse indo embora, não como uma maneira de preservação inquisitorial aos leigos mas o medo de perder o seu conhecimento. Seguramente perdera a fonte de seu conhecimento sobre determinado assunto mas mais seguramente ainda não perdera a fonte de todo o conhecimento que o faz ser o que é. Mas a grande diferença disso não estar em saber disso mas vivenciar isso!
Alguém uma vez me disse que o conhecimento não é algo que se tira de ninguém e de fato é uma verdade, você pode tirar a fonte literária desse alguém mas não a Sabedoria e o Verdadeiro conhecimento D'Ela.
Afinal acreditam mesmo que a Tradição da Arte, a Bruxaria ou até mesmo o conceito da Deusa sobreviveu graças a uma minoria que compilou suas práticas em algum livro da sombras medieval? Crer nisso é empobrecer o próprio conceito de Sabedoria na Arte.
Bruxas e a Deusa sobreviveram até onde esta hoje e renascem cada vez mais fortes pelo simples fato de que o conhecimento de tudo é antes de mais nada interno podendo ou não ser traduzido externamente, como o amor a sabedoria da Deusa é infinita e toca a todos nós.
Grandes tratados de feitiços ou rituais pode estar perdido em algum papiro do mar morto ou enterrados a mil pés em algum sarcófago no Egito. Mas isso nunca será a real magia apenas a inscreção de que a magia ali ja esteve presente.
Devemos observar o Conhecimento como uma base, uma semente que quando é regada pela prática e a vivência se tornam lentamente uma árvore de sabedoria que por si só se fertiliza e frutifica. Pois o conhecimento que não der frutos e ficar la na estante empoeirado guardado a 7 chaves como um papiro de uma revelação antiga nunca será de fato conhecimento mas apenas um amontaodo de informações que muitos ja sabem so que ainda não recordam.
Conhecer determinado assunto é feito com muita assimilação e não do dia para a noite e Saber determinado assunto é trabalhos de anos e vidas e inteiras.
Tudo na vida é adiquirido como uma processo nada e tomado de nós estantaneamente mas gradativamente e assim é a Sabedoria que preenche o espaço desocupado pela Ignorância.
Conheça, Saiba e Vivencie!


Dyonisio Bacante!

2 comentários:

  1. Muito interessante e relevante os pontos que abordou!

    ResponderExcluir
  2. Aqui:

    (...) Afinal acreditam mesmo que a Tradição da Arte, a Bruxaria ou até mesmo o conceito da Deusa sobreviveu graças a uma minoria que compilou suas práticas em algum livro da sombras medieval? Crer nisso é empobrecer o próprio conceito de Sabedoria na Arte. (...)

    Vc disse tudo!

    O conhecimento é como uma semente que só brota se for adequadamente regada. Bem como nosso conhecimento que só floresce com a inspiração, dedicação e observação!

    Belo blog!

    Bênçãos dos Velhos!

    ResponderExcluir